sábado, 14 de setembro de 2013

CURIOSIDADES 01

Qual a origem da palavra trabalho?



Uma palavra que obrigatoriamente faz parte do vocabulário e da vida de qualquer pessoa é trabalho. A rotina de acordar cedo, se preparar e sair para a batalha do dia-a-dia é comum na vida de milhões de pessoas que precisam ganhar o salário para sustento próprio ou da família. Mas qual será a origem da palavra trabalho?

A palavra trabalho vem do Latim tripalium, que significa castigo. A etimologia da palavra até que é bem pertinente, pois muitas pessoas consideram o trabalho uma verdadeira tortura diária.

O tripalium do latim era, na verdade, uma espécie de estaca que era fincada no chão para servir de tronco para o castigo dos escravos da Idade Média.

O significado da palavra trabalho contribui para uma visão desagradável dessa atividade diária tão importante na vida do homem. Ainda hoje, trabalhar é visto como um castigo imposto aos cidadãos, mas a interpretação de trabalho deve ser positiva, pois é uma atividade que engrandece o homem e lhe dá a oportunidade de progredir na vida. O trabalho é, portanto, gratificante!








Os Males da Coca-Cola




Porque a Coca-Cola te faz alegre?

Você já pensou o que acontece com seu organismo depois de tomar uma Coca-Cola geladinha? Veja aqui, passo-a-passo, o que ocorre após ingerir Coca-Cola.

Você já imaginou porque a Coca-Cola te deixa alegre? É porque ela te deixa meio "alto", se é que vocês me entendem. Eles tiraram a cocaína da fórmula há quase 100 anos, sabe porque? Porque ela era totalmente redundante.

10 minutos  - Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.

20 minutos  - O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).

40 minutos - A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.

45 minutos - Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.

60 minutos  - O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.

65 minutos - A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.

70 minutos - O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.

Isso tudo será seguido por uma enorme falta de cafeína em poucas horas. Menos de duas, se você for fumante.

Mas não tem problema, toma outra Coca-Cola aí que vai fazer você se sentir melhor.







Top 30 nomes de pessoas mais inusitados no Brasil


Muitas vezes a escolha de um nome determina a vida de uma pessoa. Um nome inusitado pode render muitas piadas e situações constrangedoras. É tanta criatividade que a gente chega até a duvidar... Mas, apesar de inusitados, a maioria das pessoas parece feliz com o nome que tem e se acham até importantes por possuírem nomes únicos.

Algumas listas públicas apresentam relações de nomes pra lá de engraçados. Veja o top 30 dos nomes mais estranhos de pessoas, registrados em cartórios de todo o Brasil.

Vale lembrar, que o objetivo desse artigo é apenas divulgar os nomes engraçados, sem expor ninguém a uma situação constrangedora.

1 - Aeronauta Barata

2 - Agrícola Beterraba Areia

3 - Agrícola da Terra Fonseca

4 - Alce Barbuda

5 - Amado Amoroso

6 - Amável Pinto

7 - Amazonas Rio do Brasil Pimpão

8 - América do Sul Brasil de Santana

9 - Amin Amou Amado

10 - Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado

11 - Antônio Morrendo das Dores

12 - Asteróide Silverio

13 - Bandeirante do Brasil Paulistano

14 - Barrigudinha Seleida

15 - Bispo de Paris

16 - Céu Azul do Sol Poente

17 - Chevrolet da Silva Ford

18 - Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco

19 - Dolores Fuertes de Barriga

20 - Esparadrapo Clemente de Sá

21 - Homem Bom da Cunha Souto Maior

22 - Ilegível Inilegível

23 - Inocêncio Coitadinho

24 - Janeiro Fevereiro de Março Abril

25 - Lança Perfume Rodometálico de Andrade

26 - Marciano Verdinho das Antenas Longas

27 - Maria Privada de Jesus

28 - Maria Tributina Prostituta Cataerva

29 - Maria-você-me-mata

30 - Mimaré Índio Brazileiro de Campos





A Invenção da Batata Chips


Quem não ama batata chips (Potato Chips)? E se hoje você pode se deliciar com elas a culpa é do chef George Crum.

George Crum criou o salgadinho mais famoso do mundo em 1853 em um Resort em Saratoga Springs - Nova York. 

De saco cheio com um cliente que pedia e devolvia suas batatas fritas repetidas vezes, reclamando que não estavam crocantes, muito grossas e muito gordurosas; George Crum resolveu fatiar as batatas o mais fino que pudera e fritá-los em gordura quente e depois cobri-las com sal e o apelidou de "Saratoga Chips".

O cliente finalmente aprovou a receita e rapidamente  "Saratoga chips" se tornou um artigo popular no resort e rapidamente ficou conhecido em outros lugares.

O salgadinho foi produzido em escala para o consumo doméstico, porém a forma de armazenamento deixou o produto não viável. Eles eram armazenados em barris ou em latas. 

A história começou a mudar no ano de 1920, quando Laura Scudder inventou o saco vedado que conseguiu manter assim os chips frescos por mais tempo. 

Hoje em dia os salgadinhos são empacotados em sacos de plástico ou alumínio e possuem uma variedade enorme de sabores e é sucesso em todo o mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário